Técnico em Mecatrônica: Vagas e Inscrições (Salários e Atuação)

Uma das áreas com mais ascensão salarial está sendo o campo da mecatrônica, com o curso técnico em mecatrônica é uma ótima oportunidade de entrar nesse mercado. O curso técnico em mecatrônica abre portas para um mundo de evolução tecnológica onde o conhecimentos técnicos em informática, mecânica e elétrica farão a diferença na sua qualificação.

Para os apaixonados por informática e máquinas, uma ótima opção é o curso de técnico de mecatrônica. 

Com atuação industrial, esse profissional pode atuar nos segmentos de indústria, autopeças, energia, têxtil, papel e celulose, petróleo e gás, além de implementação e desenvolvimento de softwares específicos para atuação em equipamentos automatizados.

Outra possibilidade é  trabalhar na criação de projetos e dispositivos automatizados que serão usados desde indústrias até residências.

O curso técnico em mecatrônica prepara o aluno para fazer parte de um mercado de trabalho multidisciplinar, onde poderá ter contato com as várias etapas e profissionais de uma linha de produção.


Curso técnico em mecatrônica

Para os apaixonados por informática e máquinas, uma ótima opção é o curso técnico de mecatrônica, pois você aprenderá a lidar com placas de circuito, programação e até mesmo inteligência artificial.

São diversas áreas de atuação, com grande foco nas indústrias e no mundo 4.0, que já faz parte do nosso presente, e inevitavelmente do futuro também. Isso é o futuro, isso é o ramo do curso técnico em mecatrônica.

Somos uma civilização automatizada, na época do IoT (Internet of Things) ou internet das coisas quem dominar esse conhecimento será capaz de dominar o mundo.

Como dito anteriormente, esse universo é voltado não só para a indústria, como em usinagem, autopeças energias, tecidos e automação já dita, porém, não só na industrial, com o curso técnico é capaz de automatizar casas e empresas também.

Não apenas com o hardware (a entidade física do maquinário), o técnico irá lhe preparar para lidar com software (sistema lógico de processamento de informações), desenvolvendo a sua lógica de programação, lidando com algoritmos e linhas de códigos fascinantes.

O curso técnico irá preparar você para fazer parte de um mercado de trabalho multidisciplinar, onde poderá ter contato com as várias etapas e profissionais de uma linha de produção, onde um coordenado trabalho em equipe fará a diferença na busca de resultados e metas. 

Você poderá instalar e realizar manutenção nos sistemas robotizados, coordenar equipes, realizar treinamento, usar as linguagens de programação mais adequadas, entre muitas outras oportunidades que o curso técnico em mecatrônica lhe fornecerá.


Disciplinas da grade curricular curso de mecatrônica

Técnico em Mecatrônica

As disciplinas mudam de acordo com o local onde você estuda, instituições ou regiões diferentes apostam mais no que julgam necessário e no que mais precisam. Geralmente, as matérias básicas do curso técnico são:

  • Automação
  • Desenho Técnico
  • Eletrônica
  • Ética e Cidadania 
  • Inglês Instrumental
  • Linguagem de Programação
  • Máquinas e Comandos
  • Mecânica
  • Microcontroladores
  • Resistência de Materiais
  • Robótica
  • Segurança do Trabalho.

Infelizmente, este curso não está constato na lista de cursos técnicos EAD devido a sua necessidade do convívio prático.


Mercado de trabalho para o técnico em mecatrônica

Técnico em Mecatrônica

Com o curso técnico em mecatrônica encontrará oportunidades em diversos ramos, como por exemplo a indústria automobilística, metalurgia, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, fabricação de máquinas e componentes robotizados, prestadoras de serviços, instituições de pesquisas entre outras. 

✓ Conheça mais cursos com matrículas abertas!

Sendo bem aceito em todo e qualquer polo industrial, o profissional pode escolher diversos ramos para sua atuação, em qualquer estado, e em qualquer país, neste mundo tecnológico, atual porém futurista, oportunidades não faltaram para quem dominar as tecnologias, incluindo as voltadas à área do curso mecatrônica em nível técnico.

O salário inicial do técnico é de $2,550,00 pela jornada de 06 horas diárias, segundo o Confea /Crea. Assim, sendo bastante parecido com os profissionais formados em técnico em mecânica.


Onde se matricular para o curso de técnico em mecatrônica?

Técnico em Mecatrônica

Há diversas opções gratuitas para você realizar seu curso técnico em mecatrônica, confira alguns exemplos:

  • Pronatec
  • Cursos técnicos SENAC
  • Centro Paula Souza – Etec
  • Colégio Técnico de Campinas – Cotuca – Unicamp
  • Cursos técnicos SENAI

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Técnico em Mecatrônica: Vagas e Inscrições (Salários e Atuação)

 

Adicionar Comentário