Revalida 2021: Como Funciona? Inscrições e Datas (Edital Atualizado)

Revalida 2021 é o exame que deve ser feito por todos os médicos formados em universidades do exterior para que possam atuar no Brasil. Neste post, saiba como funciona o Revalida 2021 e confira as principais informações referentes a este exame! 

Revalida 2021

Revalida 2021

O que é Revalida 2021?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de medicina, mais conhecido como Revalida, foi criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Ele é uma prova que serve para simplificar o reconhecimento de diplomas emitidos por universidades estrangeiras. 

Todos os médicos que concluíram o curso de Medicina no exterior devem fazer este exame para que assim, possam atuar como médicos no território brasileiro. 

Só depois que o diploma é reconhecido através do Revalida 2021, é que estes profissionais devem solicitar ao Conselho Nacional de Medicina a autorização para atuar na área aqui no Brasil. 

Além dos brasileiros natos que se formam no exterior, os médicos estrangeiros que pretendem atuar no Brasil também devem passar pela revalidação do diploma. 

O primeiro Revalida aconteceu em 2010, mas o projeto passou a se tornar oficial apenas em 2011. 


Como funciona o Revalida?

O principal objetivo da prova do Revalida 2021 é avaliar a proficiência, habilidades e competências dos médicos formados em universidades do exterior. 

Se aprovados neste exame, os profissionais poderão atuar na área, além de estarem aptos a trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). 

✓ Veja alguns posts que podem lhe ser úteis:

Este exame é feito em duas etapas, ambas com um nível de exigência cobrado pelas universidades brasileiras. 

No tópico a seguir, saiba como funciona cada uma das etapas da prova do Revalida! 


Etapas do Revalida 2021

Assim como acabemos de mencionar no tópico anterior, voltamos a dizer que o Revalida 2021 é feito em duas etapas. Veja abaixo como funciona cada uma delas:

1ª Etapa

Nesta primeira etapa, os profissionais deverão fazer uma prova que possui questões de múltiplas escolhas e discursivas. São cobrados conteúdos de clínica, cirurgia geral, saúde pública e medicina da família. 

De caráter eliminatório, a pontuação mínima para passar para a segunda fase é de 56 pontos de 100. 

2ª Etapa

Os classificados na primeira fase estão aptos a realizarem esta segunda etapa. Nessa fase são avaliadas as habilidades dos profissionais nas clínicas, mas de forma totalmente prática. 

 ✓ Dê uma olhada em alguns dos posts mais visitados do site:

Atenção! É importante lembrar que em ambas as etapas o Revalida 2021 avalia a forma como o médico se comunica, seu raciocínio clínico e a forma que o mesmo toma decisões. 


Regras de inscrição estabelecidas pelo Revalida 2021 

Para participar da prova do Revalida em 2021 é necessário estar encaixado nas regras estabelecidas pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Confira a seguir:

  • Ser brasileiro nato ou estrangeiro residente legalmente no Brasil;
  • Ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir diploma médico expedido pela universidade estrangeira na qual concluiu o curso de medicina;
  • Ter o diploma autenticado no consulado brasileiro;
  • É preciso ainda enviar todos os arquivos de imagens do diploma no ato da inscrição. 

Inscreva-se no Revalida 2021 

Todo o processo de inscrição no Revalida 2021 é feito de forma online, em seu site oficial e dentro do período estipulado pelos Ministérios da Saúde e Educação. 

Para que você entenda como funciona, elaboramos um simples passo a passo. Confira:

  • Acesse o site Revalida → Aqui;

  • Clique na opção de inscrição;
  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados pelo sistema; 
  • Envie seus dados e finalize o procedimento. 

Atenção! É necessário que os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição da primeira prova anual é equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente (R$ 330,00), e a segunda terá o valor total (R$ 3.300,00).

Avalie este artigo

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Revalida 2021: Como Funciona? Inscrições e Datas (Edital Atualizado)

 

Adicionar Comentário