Pré Matrícula 2020: Matrícula Rápida Municipal e Estadual

Quem quiser garantir uma vaga em alguma escola pública estadual ou municipal deve ficar atento aos prazos para a inscrição da pré matrícula 2020. Fuja das filas, separe os documentos obrigatórios e faça já a sua inscrição na pré matrícula 2020 de maneira online nos municípios que usam a nova tecnologia.

Pré Matrícula 2020:

Pré Matrícula 2020:

Pré Matrícula 2020

Mais um ano se inicia, e com ele vem uma das maiores preocupações dos pais, alunos e responsáveis, que é garantir uma vaga na escola.

Antigamente o processo era bem árduo. Muitas vezes era necessário ficar horas em uma fila de atendimento e hoje em dia isso já não existe mais. Até as inscrições para creche 2020 se tornaram mais práticas!

A pré matrícula online surgiu para facilitar a vida de todos os cidadãos que não podem ficar horas em uma fila de atendimento. Os pais e responsáveis muitas vezes é que precisam fazer essa tarefa, pois quem é menor de 18 anos não está apto para se inscrever sozinho.

Com apenas alguns cliques é possível reservar a vaga e começar a estudar em 2020 tranquilamente e sem dores de cabeça.

✓ Saiba como fazer a Inscrição Colégio Militar 2020

Como o próprio nome já diz, a pré matrícula antecede a etapa de efetivação na escola. E na maioria das cidades tem sido feito de maneira online, mas ainda há casos em que se faz necessário comparecer até o local para reservar a vaga. 

Evitando acúmulo de pessoas interessadas em frente a escola, o que traz cansaço físico e emocional para os pais e funcionários da unidade. Hoje, boa parte das seleções utilizam vários critérios para reserva das vagas deixando de considerar apenas a ordem de chegada. 

Para que a matrícula seja efetivada, é necessário a apresentação dos documentos que comprovem a identidade do estudante. Esses documentos devem ser apresentados obrigatoriamente e pessoalmente na secretaria da escola que o estudante deseja estudar.


Regras da pré Matricula 2020

Essa é uma das informações mais procuradas, na maioria das vezes, pelos pais de estudantes. Eles desejam saber quem pode ou não realizar o processo de pré-matrícula de forma on-line, fugindo assim, das enormes filas que se formam no período de rematricula escolar. 

Com o avanço da tecnologia, a Secretária de Educação dos estados brasileiros tem adotado uma forma mais ágil e prática para o processo de matrícula, facilitando assim, a vida dos servidores e também dos pais de alunos.

As vagas para a pré matrícula que são disponibilizadas online, pelas Secretarias de Educação de cada estado, são direcionadas exclusivamente aos candidatos que desejam ingressar no ensino público.

Existem algumas etapas da matrícula pela internet 2020 que também podem ser feitas com apenas alguns cliques. É o caso da rematrícula, efetivação da vaga, transferência interna dos alunos e divulgação dos resultados.

Veja a seguir as modalidades que disponibilizam vagas para os estudantes:

Matrícula Ensino Fundamental

  • Alunos que queiram ingressar do 1º ao 8º ano;
  • Alunos que querem fazer a Educação de jovens e adultos (EJA);

Matrícula Ensino Médio

  • Alunos do 1º ao 3º ano;
  • Alunos que estejam cursando o EJA ou Educação de jovens e adultos;
  • Alunos que estejam realizando Cursos profissionalizantes;
  • Alunos inseridos em Cursos vocacionais;
  • Alunos que estejam cursando os Cursos normais para a formação de professores.

Vale dizer que devem realizar o cadastro na pré matrícula 2020 apenas estudantes que:

  • Ingressarão no ensino público; 
  • Desejam fazer transferência de unidade escolar;
  • Oriundos de outros estados e municípios. 

Quem já está matriculado na rede e vai permanecer na mesma escola precisa apenas renovar sua matrícula, pois sua vaga se mantém garantida. 


Estados com pré Matricula 2020

Nem todos os estados oferecem à população a possibilidade de fazer a pré matrícula 2020 de maneira online. Mas assim como já mencionamos anteriormente, muitos estados brasileiros estão passando a adotar a pré-matrícula como forma de garantir vagas nas escolas públicas. 

A seguir, confira alguns dos estados que oferecem essa reserva de vaga pela internet:

➜ Para conferir a listagem completa dos estados, clique aqui!

Ao visitar cada um desses sites oficiais é possível saber o calendário com as datas para a realização das pré matrículas, efetivação e outras informações importantes que são específicas de cada estado/município.

Normalmente, o calendário para reserva de vagas tem início ainda no ano anterior ao de ingresso na escola. Entre os meses de novembro e dezembro. 


Inscrições online pré Matricula 2020

Todo o processo de pré matrícula nas escolas da rede pública é feito de forma on-line, no site oficial da Secretaria do Estado ou no site da prefeitura do município.

É de suma importância que os pais de alunos, ou até mesmos os estudantes maiores de 18 anos que estão aptos a realizar o agendamento da vaga, fiquem atentos (a) ao prazo de inscrição. 

Geralmente, as inscrições são apenas a primeira etapa que necessita de consultas semanais ao portal, pois ainda tem o processo de classificação e consulta dos resultados. Cada estado possui seu prazo. Sendo assim, verifique o prazo das fases no site oficial da Secretaria de Educação onde você reside. 

Processo de Inscrição

Nas escolas que oferecem a matrícula online 2020, basta visitar o site oficial e preencher o cadastro. Nas escolas que não existe essa opção de matrícula online, geralmente são pendurados cartazes nos muros e portas com a quantidade de vagas disponíveis para matrícula.

Para que você tenha noção de como funciona a reserva de vaga, utilizamos como exemplo o portal Matrícula Fácil RJ 2020:

  • Acesse esse site e clique na opção “faça a sua Inscrição”;
  • Selecione as opções sobre a vida escolar do estudante;
  • Informe sobre a série que o aluno vai cursar em 2020 – essa informação pode ser obtida na última escola em que estudou;
  • Preencha todas as informações que forem solicitadas selecionando no mínimo 1 e no máximo 5 escolas como opção;
  • Confira todos as informações preenchidas nos passos anteriores e, se estiverem corretas, clique em “Finalizar inscrição”.

Durante esse processo será preciso informar qual unidade pretende ingressar, bem como escolher o turno de preferência. Embora possa se manifestar a classificação não é garantida, e o sistema faz algumas considerações para alocar o aluno. Por exemplo:

  • Proximidade de endereço da residência e da escola;
  • Irmãos ou parentes próximos matriculados na mesma unidade; 
  • Dificuldade de locomoção; 
  • Deficiência física ou intelectual.

Resultado da pré matrícula 2020

Após as inscrições e solicitação de vagas pré matrícula 2020, é necessário que o responsável verifique se a vaga foi concedida pela escola na qual se inscreveu. 

Assim como o processo de inscrição, o resultado também pode ser consultado de forma on-line, no mesmo site em que foi feita a pré matrícula. Ou seja, no próprio site da Secretária da Educação onde o cadastro foi realizado. 

Também utilizando o exemplo do Rio de Janeiro, veja a seguir como consultar o resultado pré matrícula 2020:

  • Entre neste site;
  • Nesta página, selecione a opção “Veja seu resultado” assim como aparece na imagem abaixo:
  • Será aberta uma nova janela, onde vai ser necessário informar todos os dados pessoais solicitados pelo sistema;
  • Informe e verifique se a vaga foi concedida. 

Documentos necessários para a efetivação da Matrícula

Após o processo de inscrição e resultado, chegou o momento de efetivar sua vaga. Para isso, é necessário ir até a escola na qual foi feita a reserva da vaga portando os documentos necessário para matrícula

✓ Acompanhe as inscrições:

Confira a seguir quais são eles e separe-os com antecedência para não ser pego de surpresa:

  • RG e CPF do estudante ou Certidão de nascimento;
  • RG e CPF dos responsáveis quando o estudante for menor de idade;
  • Histórico escolar devidamente preenchido pela secretaria da instituição de ensino;
  • Comprovante atualizado de residência por no mínimo 3 meses;
  • Caderneta de vacinação para os alunos do Ensino Fundamental e Educação infantil;
  • 2 fotos 3×4;
  • Documento de transferência escolar, quando for o caso;
  • Documento comprovando a deficiência do aluno, quando houver.

A lista com os documentos é postada no site oficial da matrícula online e no edital de abertura de novas vagas. Caso tenha dúvidas, ente em contato com a própria escola. 

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.94
Total de Votos: 17

Pré Matrícula 2020: Matrícula Rápida Municipal e Estadual

 

Adicionar Comentário