Categorias: Outros

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

Diversos estados brasileiros vêm adotando o sistema de Matrícula Fácil 2021 para que os pais e responsáveis por alunos de escolas públicas possam se matricular em escolas da maneira mais rápida e fácil possível. Através do site do Matrícula Fácil 2021, todas as crianças e adolescentes que desejarem se inscrever em uma escola pública, poderão fazer sua inscrição se sequer ter de sair de casa.

Matrícula Fácil 2021

Continue nos acompanhando e saiba como se inscrever no Matrícula Fácil sem seque sair de sua casa!

Conheça o sistema do Matrícula Fácil 2021

Como em todos os anos ocorria uma grande euforia de pais e responsáveis para matricular seus filhos em escolas públicas, muitos estados decidiram investir na criação de um portal virtual que facilitasse essa tarefa.

Desse modo, o portal Matrícula Fácil acabou sendo criado e com ele, uma nova forma mais fácil e rápida de inscrever seus filhos em escolas surgiu.  

A partir do Matrícula Fácil 2021, todos os responsáveis por alunos poderão os matricular em escolas da rede pública pela internet. Só será necessário fazer um cadastro online e a entrega de documentos posteriormente na escola.

Apenas com esses passos que serão explicados ao decorrer do texto, é possível inscrever uma criança em uma escola pública através de um computador em sua própria casa.   


Como funciona o portal Matrícula Fácil 2021?

Mesmo já existindo a alguns anos em vários estados brasileiros, existem muitas pessoas que ainda possuem dúvidas em relação ao funcionamento do portal Matrícula Fácil 2021

Porém, esse site online possui um ambiente totalmente intuitivo de navegação. Ou seja, para utilizar o portal Matrícula Fácil 2021 o responsável apenas deverá seguir o passo a passo dentro do site.

Para inscrever o seu filho, é só procurar pela escola e ano letivo que ele deverá cursar, preencher um formulário de inscrição e confirmar a candidatura através da entrega da documentação necessária.

Apenas são necessários esses passos para que alguém realize a matrícula de uma criança ou adolescente no Matrícula Fácil 2021.


Tipos de inscrição

Quando um responsável for realizar a inscrição de seu filho, é necessário ter atenção para saber exatamente em qual categoria de inscrição ele se encaixa.

Isso ocorre, pois o sistema de inscrição possui algumas regras Matrícula Fácil 2021 que determinam que poderá se inscrever em quais modalidades.  

Confira abaixo as formas de inscrição Matrícula Fácil 2021?

  • Primeira matrícula:

Já para as crianças que desejam se inscrever no Matrícula Fácil 2021 pela primeira vez, o processo de matrícula é um pouco extenso.

Ocorre pois, como nunca foi membro do site, o aluo deverá ceder todas as informações necessárias para inscrição. Será preciso passar por um processo de preenchimento de informações mais extenso do que as demais opções de matrícula.

  • Renovação de Matrícula:

Todos os estudantes de escolas púbicas que desejarem continuar a estudar na mesma escola, apenas avançando em seu ano letivo. Já possuem a sua matrícula renovada de forma automática.  

Assim, apenas é necessário levar novamente a sua documentação para a escola afim de confirmar os dados.

  • Inscrição Continuada:   

Nos casos onde o estudante deverá sair de sua escola, pois ela não possui um ano letivo correspondente ao necessário para o estudante, será preciso fazer uma inscrição continuada dentro do site para outra escola.

Esse tipo de matrícula geralmente ocorre entre crianças que estão saindo do ensino fundamental I para o II e do fundamental II para o ensino médio.

  • Transferência escolar:   

Dentro do portal existe um tipo de matrícula especifica para alunos de escolas públicas que apenas desejam mudar de escola. Para isso, é preciso apenas fazer uma transferência de dados escolares.


Vantagens na hora de inscrição no Matrícula Fácil

Quando alguém vai realizar uma inscrição Matrícula Fácil 2021 é preciso tomar alguns aspectos de conhecimento.

Na hora da matricula de uma criança, o portal do Matrícula Fácil toma algumas informações como vantagens para a aprovação de uma criança para a vaga.

Ou seja, existem algumas informações que podem facilitar uma criança ter a sua vaga aprovada ou recusada no Matrícula Fácil 2021.

Para ajudar na inscrição de seu filho, confira abaixo as vantagens geradas no Matrícula Fácil 2021:

  • os alunos que se matricularam em escolas próximas de suas casas, possuem uma maior vantagem de aprovação na hora da disputa por vagas como estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Crianças que possuem algum tipo de deficiência tem maior vantagem em conseguir as vagas em aberto como foi estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente, possuem preferência na hora da inscrição
  • Os alunos que irão apenas renovar a sua inscrição já possuem rematrícula automática. Assim, nem sequer precisando se preocuparem com número de vagas;
  • Em casos onde exista um empate sobre a vaga em concorrência, o aluno mais jovem ganhará a vaga.

Inscrição Matrícula Fácil 2021

Como já falado, todo o sistema de inscrições Matrícula Fácil 2021 acontece por meio da internet. Dessa forma, todas as pessoas interessadas em inscrever seus filhos, devem ter em mãos algum aparelho que se conecte a internet.

Atualmente é possível fazer a matrícula através até mesmo de Tablets e Smartphone. Facilitando ainda mais a forma de matrícula de uma criança no portal do Matrícula Fácil 2021.

Para saber como inscrever o seu filho em uma escola pública, confira logo abaixo um passo a passo desse processo:

  • Primeiro, é preciso acessar o sie do Matricula Fácil do estado onde você mora. Neste exemplo, será utilizado site do Rio de Janeiro;

  • Após entrar no site, será necessário clicar no botão “Faça a sua inscrição”;
  • Em seguida, o responsável pelo aluno deverá começar a preencher todas as informações que forem solicitadas sobre o estudante e seus pais e responsáveis;
  • Por fim, será preciso escolher uma escola e ano letivo para inscrever a criança.

Depois de seguir todos os passos acima, é só clicar no botão “Concluir” que todo o processo de inscrição será armazenado no portal Matrícula Fácil 2021.

Para confirmar que a inscrição no portal Matrícula Fácil 2021 foi realizada cm sucesso, após todo esse procedimento acima ter sido finalizado, o portal irá emitir um código de confirmação de reserva de vaga.

É importante imprimir esse código e guarda-lo. Pois será com ele que o aluno poderá confirmar a sua candidatura de forma presencial.

Confira baixo o vídeo mostrando um passo a passo sobre a inscrição:


Calendário Matrícula Fácil 2021

Infelizmente, não existe um calendário único com datas de todos os processos de inscrição do Matrícula Fácil 2021.

Isso acontece, pois o período de inscrição do Matrícula Fácil é determinado por cada estado brasileiro que possui esse sistema de matrícula escolher.

Com isso, é preciso entrar no site Matrícula Fácil 2021 de seu estão para sempre ficar de olho na abertura das inscrições.

Porém, geralmente esse processo de inscrição ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.


Matrícula presencial

Ao realizar todo o procedimento de inscrição online através do portal Matrícula Fácil 2021, o responsável pelo aluno devera ir até a escola selecionada fazer a matrícula presencial, como confirmado pelo portal de notícias G1, confira baixo:

A confirmação da matrícula nas escolas da rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (6) e vai somente até quarta-feira (8). Os alunos que, na primeira fase fizeram a pré-matrícula pela internet, agora têm de ir à escola para onde foram alocados, com a documentação necessário para garantir a vaga.

Para realizar esse procedimento, o responsável deverá levar consigo alguns documentos que comprovem as informações fornecidas na matrícula online.

Esse processo de inscrição final é necessário, pois muitas escolas acabam tendo vagas reservadas pelo portal Matrícula Fácil 2021. Quando a aulas começa alguns alunos não aparecem na escola pois acabaram posteriormente indo para escolas particulares.

Desse modo, é preciso sempre levar os documentos para a escola afim de confirmar a identidade do aluno e confirmar a intenção de estudar lá.


Documentos necessários para matrícula escolar

Na ora da entrega da documentação e da inscrição online, todos os responsáveis devem já ter em mãos os documentos que serão solicitados.

Confira logo a seguir a lista completa de documentos de inscrição para a confirmação da matrícula online 2021:

  • Comprovante de inscrição online com o número de matrícula;
  • RG e CPF do estudante, caso tenha os documentos;
  • CPF e RG dos responsáveis no caso do aluno menor de idade;
  • Certidão de nascimento ou casamento dos responsáveis;
  • Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);
  • Comprovante de residência atualizado com o CEP;
  • Certidão de nascimento do aluno cadastrado;
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);
  • Caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);
  • 2 fotos 3X4 recentes.

Entregando todos esses documentos, qualquer pessoa poderá se inscrever no Matrícula Fácil 2021. Lembrando de sempre entregar junto dos documentos o certificado com o código de confirmação de inscrição online, gerado após a confirmação do cadastro na internet.


Matrícula Fácil 2021 EJA

As pessoas que desejarem retornar para a escola após ter deixado o ambiente escolar por anos, poderão fazer a inscrição do programa EJA 2021.

Por meio do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), é possível que todas as pessoas que abandonaram a escola ou que já não mais possuem a idade certa para estar na escola, podem retornar para o ambiente escolar através de uma inscrição no Matrícula Fácil 2021.

Por meio do EJA Matrícula Fácil 2021, essas pessoas poderão voltar para a escola e fazer o ensino fundamental I e II além do ensino médio de forma mais rápida e ter um certificado reconhecido nacionalmente pelo MEC.


Perdi a minha matrícula online, o que faço?

Como existem algumas pessoas que acabam por perder o certificado de inscrição online, infelizmente, o responsável não poderá matricular o seu filho na escola que deseja.

Isso ocorre pois para fazer a matrícula presencial, será preciso do código de reserva de vaga gerado pelo portal matrícula digital 2021. Porém, o responsável pelo aluno poderá realizar uma nova matrícula na escola.

Desse modo, um novo certificado será emitido e assim, poderá ser continuado o processo de inscrição do novo estudante.


Lista de espera Matrícula Fácil 2021

Como infelizmente as vagas ofertadas pelo processo de inscrição online Matrícula Fácil 2021 não possui vagas para todos os estudantes.

Muitas crianças acabam ficando sem conseguir serem selecionadas para estudarem em escolas púbicas nas chamadas regulares. Porém, caso o responsável realmente deseje, é possível inscrever o seu filho na lista de espera.

Como já dito, é preciso levar os documentos presencialmente na escola para confirmar a vaga de um estudante. Porém, muitos responsáveis acabam não realizando esse procedimento. Assim, exultando na perda da vaga pelo estudante.

Com isso, a vaga que era desse aluno, será remanejada para outro aluno que estará inscrito na lista de espera Matrícula Fácil 2021. Portanto, todos que desejarem, podem se inscrever na lista de espera.

Assim, será possível concorrer a vagas que forem deixadas por alunos que desistiram das suas próprias vagas.

Para realizar esse processo, basta apenas retornar para a página de inscrição no site do Matrícula Fácil e ao fazer login, já estará disponível a opção de inscrição lista de espera Matrícula Fácil 2021.


Estados que possuem Matrícula Fácil 2021

Infelizmente, não são todos os estados brasileiros que possuem a forma de inscrição Matrícula Fácil 2021 para novos estudantes.

Desse modo, se você deseja saber se o seu estado possui essa forma de ingresso escolar, ou como navegar em seu site, basta ver a lista abaixo:

  • Matrícula Fácil Roraima;
  • Matrícula Fácil Tocantins;
  • Matrícula Fácil São Paulo;
  • Matrícula Fácil Pernambuco;
  • Matrícula Fácil Espirito Santo;
  • Matrícula Fácil Sergipe;
  • Matrícula Fácil Mato Grosso do Sul;
  • Matrícula Fácil Rio de Janeiro;
  • Matrícula Fácil Rondônia;
  • Matrícula Fácil Bahia;
  • Matrícula Fácil Ceará;
  • Matrícula Fácil Maranhão;
  • Matrícula Fácil Alagoas;
  • Matrícula Fácil Distrito Federal;
  • Matrícula Fácil Rio Grande do Sul;
  • Matrícula Fácil Amapá;
  • Matrícula Fácil Goiás;
  • Matrícula Fácil Mato Grosso;
  • Matrícula Fácil Santa Catarina;
  • Matrícula Fácil Acre;
  • Matrícula Fácil Paraíba;
  • Matrícula Fácil Paraná.
Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

Matrícula Fácil 2021: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

 

Últimas Notícias

  • Outros

Resultado Pré Matrícula 2021: Consulte Matrícula, Municipal e Estadual

Se você fez o cadastro online para garantir a vaga desejada na escola Municipal e Estadual, fique atento ao resultado…

5 dias ago
  • Outros

Pré Matrícula 2021: Matrícula Escolar Digital, Municipal e Estadual

O sistema de Pré Matrícula 2021 tem ajudado e muito a vida de diversos pais e responsáveis, com a correria…

1 semana ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar São Paulo SP 2020: Inscrições sed.educacao.sp.gov.br

Todos os alunos e interessados em participar das escolas municipais do estado de São Paulo, deverão fazer a matrícula escolar…

4 dias ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar Estadual RN 2020: Inscrições, sigeduc.rn.gov.br

O estado do Rio Grande do Norte proporciona aos estudantes uma educação de qualidade em suas escolas estaduais. Mas para…

4 dias ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar MG 2020: Cadastramento Escolar, educacao.mg.gov.br

Para quem deseja fazer o ensino fundamental na rede pública e municipal em Minas Gerais, é bom ficar atento aos…

4 dias ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar Fortaleza CE 2020: Inscrições【www.fortaleza.ce.gov.br】

As escolas públicas de Fortaleza, tem cada vez mais proporcionado ensino de alta qualidade aos seus alunos. Por isso, muitos…

4 dias ago