Categorias: Inscrições

Matrícula Fácil 2020: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

Com os avanços da tecnologias, tudo o que era feito de forma burocrática, se torna ainda mais fácil. o Matrícula Fácil 2020 é um dos exemplos mais vem crescendo em nosso país. Isso porque facilita a vida de muita gente, sem precisar sair de casa. Se você ainda não conhece e precisa saber mais detalhes sobre o Matrícula Fácil 2020, reunimos as principais informações para você!  

Matrícula Fácil 2020

Efetivar matrículas de dos filhos e responsáveis, é uma ação que é feita obrigatoriamente todos os anos. E pensando em ajudar milhares de brasileiros, esse procedimento vem acabando com as filhas nas portas das escolas brasileira.

Conheça o Matrícula Fácil 2020 e não gaste mais seu tempo com problemas burocráticos!

Matrícula Fácil 2020   

Principalmente para os que têm filhos, a chegada de um novo ano pode trazer muitas obrigações e entre uma delas é a renovação de matrículas. Criado para facilitar a vida de milhares de brasileiro, o portal Matrícula Fácil é um procedimento super prático.

Isso porque ele foi criado para que os pais e responsáveis por todo estudante de escolas não privadas, possam garantir uma vaga na escola em que deseja. Todos os anos, são disponibilizados mais informações sobre como proceder com esses passos.

Isso porque o programa vem se expandindo cada vez mais entre as cidades brasileiras. Assim, sem muita burocracia, sempre que precisar efetuar um vínculo estudantil, é possível prosseguir sem sair de casa.

Assim, os país e responsáveis de crianças podem matricula-las nas escolas diretamente pela internet. Esse projeto de matrícula online foi criado para deixar mais prático a forma de inscrição de novos alunos nas escolas públicas.

Assim, eventualidades como longa filas que se formavam nas frentes da escolas no início dos anos irá acabar. Afinal, todo o processo agora é feito por um sistema na internet.


Como funciona o Matrícula Fácil 2020?

Antigamente, quando os avanços em nossas tecnologias ainda não eram tão acessíveis, milhares de pais e responsáveis precisavam se dirigir às escolas em que estariam matriculando seu filhos. Hoje as coisas estão ainda mais práticas!

Para entender como funciona o Matrícula Fácil 2020 não precisa depositar muito do seu tempo assim, pois ele é bem simples. O Governo vem disponibilizando para cada estado, um site que permite a inscrição de alunos a serem matriculados.

Dessa forma, os seus responsáveis passam a realizar um cadastro para que esteja declarando interesse em uma vaga para determinada escola. Assim, quando é disponibilizada, dentro do período de inscrição, essas vagas são distribuídas.


Vantagem do Matrícula Fácil 2020

Uma grande vantagem do Matrícula Fácil 2020, é que você não precisará está indo várias vezes a escola e enfrentar fila para a realização de matrículas. Através dele, você estará identificando que um aluno precisa se inscrever.

Além da escola que procura matricular seu filho, você também pode está colocando outras opções de ensino. Dessa forma, caso as vagas sejam preenchidas, o aluno poderá ser redirecionado a outra para não perder um ano de estudos.

Com isso, toda a logística que envolve a matrícula de crianças e jovens foi aprimorada pelo Governo de todos os estados brasileiros. O que faz com que a evasão escolar diminua gradativamente. Dessa forma, no futuro ajudando a melhorar os índices de escolaridade dos estudantes.


Quem pode se matricular neste programa?

Uma das maiores demandas de procura por vagas, sempre é do ensino fundamental, devido a quantidade de alunos que precisam estar matriculados, que é bem maior que as demais. Mesmo assim, independente da forma de matrícula que você precisa, o Matrícula Fácil 2020 pode te ajudar.

Confira abaixo, as ocasiões que já estão disponíveis e veja quem pode usar o Matrícula Fácil 2020:

  • Matrícula de Renovação: alunos já matriculados no anterior, que precisa ter sua matrícula renovada para continuarem seus estudos na mesma escola no ano atual ;
  • Inscrição de Continuidade: alunos já matriculados em 2018 numa escola que não oferta o curso/série ou ano seguinte e que precisa ser encaminhado para outra escola destino para que possa dar continuidade aos seus estudos;
  • Matrícula de Recepção: alunos matriculados em 2018 numa numa escola do seu estado que não oferta o curso/série ou ano seguinte e que por isso são encaminhados, por meio de uma forma colaborativa entre Estado e Município, para uma escola destino que a tenha, para que possa dar continuidade aos seus estudos;
  • Transferência por interesse próprio: alunos já matriculados em uma escola, que pretendem, por interesse próprio, transferir-se para outra no ano seguinte.

É sempre através das inscrições, que você consegue definir qual tipo de matrícula você está buscando pelo Matrícula Fácil 2020.


Inscrições Matrícula Fácil 2020

Uma opção que é bem válida para que vai efetuar as inscrições Matrícula Fácil 2020, são as opções de está acessando o seu portal. Elas são feitas unicamente através dos sites de sua localidade, basta apenas estar conectado a uma rede de internet.

Seja por notebook, computador ou até mesmo o celular, você pode está acessando o site para efetivar esse procedimento. É realizando esse procedimento que você conseguirá saber quais escolas possuem vagas disponíveis.

Dessa forma, é preciso que os interessados esteja sempre em busca de novas informações sobre o início desse período. Esteja ciente de que a ordem de inscrições pode garantir sua vaga no Matrícula Fácil 2020.


Como se inscrever no Matrícula Fácil 2020?

Embora seja um pouco diferente de um site para o outro, o procedimento para fazer essas inscrições podem ser mais simples do que você imagina.

Veja a seguir, um passo a passo que criamos, tomando como exemplo o site do estado do Rio de Janeiro, para que você não tenha dúvidas.

Confira:

  • Primeiramente, acesse o site do Matrícula Fácil do estado do Rio de Janeiro, clicando aqui;

  • Preencha corretamente os dados solicitados, como o nome do aluno e identificação do responsável e clique em continuar;
  • Em seguida, preencha o formulário com as demais informações sobre o aluno e sua escolaridade;
  • Selecione a opção de vaga desejada e suas opções;
  • Por fim, encerre o procedimento clicando em ‘Concluir’.

Tomando esse exemplo como base para proceder com sua inscrição, você pode prosseguir com o Matrícula Fácil 2020. Afinal, o sistema de inscrição online do Matrícula Fácil 2020, é bastante parecido em todos os estados brasileiros.


Vagas disponíveis pelo portal Matrícula Fácil

Todos que vão em busca da efetivação de matrícula de seus filhos, ficam sempre ciente das vagas disponíveis Matrícula Fácil 2020.

Isso porque, sempre tem um número estipulado para quantidade de aluno em cada sala, que pode variar tanto de instituições, como série.

Por isso, sempre indicamos aos leitores, que procure efetivar suas inscrições assim que o período ficam disponíveis. Por ser limitada, essas vagas são ocupadas sempre por quem consegue se inscrever primeiro.


Lista de espera Matrícula Fácil 2020

Por se um grande número de alunos, todos os anos, é estabelecido uma lista de espera Matrícula Fácil 2020.

É através dela que os alunos são contactados pelas escolas, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis.

Depois disso, é preciso comparecer a escola pessoalmente para que prosseguir com a matrícula do aluno. O Matrícula Fácil 2020 identifica essa ordem de candidatos inscritos e os contacta pelas informações descritas na hora das inscrições.

Para realizar a matrícula oficial, os responsáveis pela criança devem levar consigo os documentos pessoas da criança e de seus responsáveis oficiais.


Escolas participantes do Matrícula Fácil

Quando estiver fazendo suas inscrições, como mostramos no passo a passo, o responsável consegue identificar quais escolas participantes possuem vagas e suas quantidades. Assim como na maioria dos sites, são identificadas as escolas que não estão fazendo parte desse cadastro.

Caso você tenha uma delas como opção, é preciso que você esteja comparecendo de forma presencial para saber mais detalhes sobre as vagas disponíveis para matrícula. Da mesma forma, com as que estão disponíveis.

Porém se você deseja inscrever o seu filho em uma das escolas participantes do Matrícula Fácil 2020. Basta fazer ali mesmo na internet a matrícula de seu filho, como mostrado tópicos acima.


EJA Matrícula Fácil 2020

O Educação de Jovens e Adultos ou apenas EJA, também está dentro da disponibilidade de vagas oferecidas pelo Matrícula Fácil. Esse programa criado pelo Governo, para que os jovens possam dar continuidade aos seus estudos é muito importante.

E estando ciente da procura de vagas por essa modalidade, o EJA Matrícula Fácil 2020 disponibiliza as vagas que estão em aberto da mesma forma que as modalidades padrões. Então, não se preocupe e faça suas inscrições de forma online!


Portal Matrícula Fácil 2020

Assim que você faz sua inscrição, você já terá acesso ao site e poderá conferir detalhes dela. Através do cadastro Matrícula Fácil 2020 você pode estar acessando o seu portal e acompanhar os seguintes procedimentos.

Um dos fatores importantes, é que você consegue saber a colocação para efetuar a matrícula na escola desejada. Assim você se prepara melhor e caso esteja muito abaixo, pode prosseguir com a procura de outra escola e suas respectivas vagas.

Não se lembra da senha que escolheu? Não se preocupe! Selecione opção ‘Esqueci senha’ quando for fazer login e troque sua senha através do email selecionado.

Veja mais informações no vídeo abaixo:


Matrícula Presencial 2020

Se você está inscrevendo seus filhos pensando em garantir suas vagas, é sempre bom está atento aos seus detalhes. Isso porque a inscrição feita através do programa não garante a vaga que você está procurando.

Por tal motivo, é possível está escolhendo outras opções além da sua de maior interesse. Uma dica que damos para quem procura o Matrícula Fácil 2020, é que faça as inscrições que precisa o mais rápido possível.

Você terá mais chances e só precisará prosseguir com a efetivação da matrícula. Quando selecionado sua disponibilidade, você só terá que prosseguir com as documentações. Saiba mais a seguir!

Documentações necessárias

Assim que você for constatado que chegou a sua vez para efetivar a matrícula, estarão identificando os procedimentos seguintes, que será a entrega dos documentos Matrícula Fácil 2020. Ainda não sabe quais são? Veja e já esteja preparado:

  • Número de Inscrição;
  • Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia da caderneta de vacinação para os anos iniciais do ensino fundamental (Lei 13.770 de 13.05.2009);
  • Cópia do Comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH (Lei 15.058 de 03.09.2013);
  • Documento Original de transferência (para os que estiverem sendo transferidos);
  • Cópia do Comprovante de residência atualizado com o CEP;
  • 01 foto 3X4 recente.

Lembre-se: para os jovens que estiverem em idade menor de 18 anos, é preciso está acompanhado por seus responsáveis, que também devem ter um documento de identificação.


Perda da vaga no portal online

Também é importante saber, que se você precisar entregar outras documentações ou realizar ou procedimento que não pode na hora em que estiver efetivando a sua matrícula, você não perderá sua vaga.

Você estará recebendo orientações sobre como proceder em seguida e poderá fazer essa entrega do que falta posteriormente. Mas se atente aos prazos.

Caso você seja selecionada e não venha a comparecer na escola para garantir essa vaga, sua ausência resultará na perda da vaga. Que será destinada ao seguinte da lista de espera.


Estados com Matrícula escolar online 2020

O Matrícula Fácil é um simples procedimento que pode está facilitando muito a vida de milhares de brasileiros que precisam se dirigir a escola várias vezes para um procedimento.

Sabendo como isso vem facilitando a vida de muita gente, ele vem se expandindo cada vez mais.

Com esse sucesso, o Governo está em constante busca para o crescimento desses passos. Então, confira a seguir, os locais com Matrícula Fácil 2020 já disponíveis para inscrições:

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Esteja contactando a escola que procura vagas e receba mais detalhes sobre o Matrícula Fácil.

E lembre-se que sempre que houver mais informações sobre os procedimentos, vamos atualizar você com essas novidades aqui mesmo!

Avalie este artigo
Avaliação média: 4.81
Total de Votos: 27

Matrícula Fácil 2020: Inscrição, Calendário Pré Matrícula e Documentos

 

Últimas Notícias

  • Inscrições

Matrícula Escolar São Paulo SP 2020: Inscrições sed.educacao.sp.gov.br

Todos os alunos e interessados em participar das escolas municipais do estado de São Paulo, deverão fazer a matrícula escolar…

1 semana ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar Estadual RN 2020: Inscrições, sigeduc.rn.gov.br

O estado do Rio Grande do Norte proporciona aos estudantes uma educação de qualidade em suas escolas estaduais. Mas para…

1 semana ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar MG 2020: Cadastramento Escolar, educacao.mg.gov.br

Para quem deseja fazer o ensino fundamental na rede pública e municipal em Minas Gerais, é bom ficar atento aos…

1 semana ago
  • Inscrições

Matrícula Escolar Fortaleza CE 2020: Inscrições【www.fortaleza.ce.gov.br】

As escolas públicas de Fortaleza, tem cada vez mais proporcionado ensino de alta qualidade aos seus alunos. Por isso, muitos…

1 semana ago
  • Inscrições

SENAI 2020: Cursos Gratuitos SENAI, Inscrições, Vagas 2020

Se você precisa dar um UP em sua carreira profissional, o SENAI 2020 oferece capacitação de diversos cursos com os…

5 dias ago
  • Inscrições

Cursos SENAC 2020: Gratuitos, Pagos, Inscrições Senac AQUI!!!

Os cursos SENAC 2020 é ideal para quem precisa dar uma atualizada em seu currículo, e precisa se profissionalizar. O programa…

5 dias ago