Matrícula Escolar MG 2020: Cadastramento Escolar, educacao.mg.gov.br

Para quem deseja fazer o ensino fundamental na rede pública e municipal em Minas Gerais, é bom ficar atento aos prazos da matrícula escolar MG 2020. Primeiro é preciso realizar o cadastramento escolar, que é feito, geralmente, a partir de julho, e não é prorrogável. Pode participar da matrícula escolar MG 2020, crianças com seis (6) anos de idade, alunos transferidos de outras escolas, e interessados em cursar o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Matrícula Escolar MG 2020

Matrícula Escolar MG 2020

Acompanhe este artigo para saber como efetuar seu cadastro escolar e de quais documentos você vai precisar no ato da inscrição e da matrícula!

Sobre a Matrícula Escolar MG 2020

Todas as pessoas que desejam ingressar nas escolas públicas e municipais em Minas Gerais devem fazer, primeiro, seu matrícula fácil 2020 (pré-matrícula) caso tenham interesse em estudar o ensino fundamental. Isso também inclui os candidatos com alguma deficiência e transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades.

Os alunos cadastrados serão encaminhados para a matrícula escolar MG 2020 e é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • CPF (caso possua);
  • certidão de nascimento – cópia e original;
  • comprovante de endereço (pode ser a conta de luz mais recente) – cópia e original;
  • comprovante de escolaridade – em caso de retorno aos estudos ou transferência da rede privada.

Crédito da imagem: Robson Ventura/Folhapress

Como fazer a Matrícula Escolar MG 2020?

O cadastro escolar é a primeiro passo para alunos conseguirem uma vaga nas escolas públicas de Minas Gerais, chamado de pré-matrícula online 2020.

✓ Veja como funciona outras matrículas:

Por meio do Portal da Secretaria de Estado de Educação, os candidatos ou responsáveis por eles poderão realizar o cadastramento escolar 2020 MG através de um formulário eletrônico na internet.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet, podem procurar as Secretarias de Educação dos municípios onde têm residência. Os documentos solicitados são:

  • Certidão de nascimento do aluno;
  • CPF do responsável pelo estudante (ou do próprio estudante, caso tiver);
  • Endereço onde o aluno reside.

Caso o estudante não tiver morando no local informado, a vaga não estará assegurada em escola próxima, e o aluno estuda onde houver vaga disponível.

O processo da inscrição cabe às superintendências Regionais de Ensino (SRE), que devem fazer uma Comissão do Cadastro Escolar, formada em cada município.

Essa comissão é formada pelo secretário municipal de educação; um diretor e um especialista para representar as escolas estaduais; um representante das escolas municipais e um da SRE; dois representantes de pais de alunos; um para representar o Conselho Tutelar do município e outro do Conselho Municipal de Educação.


Quem pode participar da matrícula escolar MG?

Os pais ou responsáveis podem inscrever crianças a partir de seis (6) anos de idade ou que vão completar até a data de 30 de junho do ano que vão estudar.

Além disso, também podem fazer a matrícula escolar MG 2020:

  • candidatos ao curso EJA – Educação de Jovens e Adultos (ensino fundamental);
  • alunos transferidos de escolas particulares ou que queiram retornar aos estudos.

Se depois de cadastrado, o estudante perder a data da matrícula, ele será remanejado para onde tiver vaga. Portanto, fique atento para as datas divulgadas pela Secretaria, para não estudar muito longe de casa.

Entretanto, como o cadastro ainda não foi aberto, também não há informação sobre a quantidade de vagas disponíveis para a matrícula escolar MG 2020. Porém, assim que as inscrições iniciarem, vamos atualizar esta página para que você possa estar a par das vagas e do período exato do cadastramento escolar 2020 MG.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Matrícula Escolar MG 2020: Cadastramento Escolar, educacao.mg.gov.br

 

Adicionar Comentário